SAVE - SUPORTE AVANÇADO DE VIDA EM ESTÉTICA

SAVE - SUPORTE AVANÇADO DE VIDA EM ESTÉTICA

Estamos vivenciando um período em que os procedimentos estéticos, que antes eram realizados apenas por médicos, são também permitidos, por legislação vigente, como atuação de profissionais não-médicos (biomédicos, enfermeiros, fisioterapeutas, dentistas entre outros).

O Suporte Avançado de Vida em Estética (SAVE) é um projeto educacional do Face Academy, desenvolvido por meio de um curso presencial para qualificação em prevenção, diagnóstico e tratamento de situações críticas no consultório de estética médica.

O SAVE é destinado ao médico esteta que deseja aprimorar suas habilidades técnicas e não técnicas, como autocontrole e liderança em cenários de crise, em sua prática diária. Por meio de treinamento teórico-prático baseado na simulação de situações reais em estações práticas. Discutiremos cenários clínicos para que todos os alunos possam vivenciar o aprendizado de forma dinâmica. Tudo isso inspirado em cursos consagrados da American Heart Association e adaptados às normas da Anvisa e CFM que regem os estabelecimentos médicos.

O curso é ministrado em um dia, com carga total de 8 horas, dividido em atividades teóricas e práticas. Estas proporcionam o desenvolvimento, treinamento e avaliação de conhecimentos, habilidades e atitudes, com utilização de diversas modalidades de técnicas direcionadas para a prevenção, diagnóstico e correção das diferentes situações criticas que podem ocorrer na prática do médico injetor.

As aulas teóricas são ministradas pela Dra. Fabiola Leite Nogueira e pela Dra. Patrícia Leite. A Dra. Fabiola, anestesiologista e MBA em Gestão de Saúde, aborda temas como normas, equipamentos e medicamentos exigidos para os consultórios médicos e as intercorrências clinicas relacionadas à experiência de consultório. A Dra. Patrícia, cirurgiã Plástica e especialista em Estética Médica, aborda as complicações relacionadas a prática de injeções de preenchimentos, toxina botulínica e fios faciais.

As aulas práticas são realizadas por meio de estações, com simulação de situações reais e utilização de manequins e equipamentos de suporte à vida, abordando os temas apresentados no cronograma.

No início e no final do curso são realizadas provas de múltipla escolha para que os professores e os alunos possam avaliar a sua evolução de conhecimento.

Cronograma

  • Abertura e Apresentação 
  • Avaliação de nivelamento
  • Aulas teóricas
  • Prática manejo dos materiais/medicamentos
  • Intervalo para almoço
  • Estações práticas com simulação de situações reais
  • Avaliação final

Ao final do curso, o profissional estará apto a reconhecer e conduzir intercorrências clínicas como Lipotímia, Síncope, Reações anafiláticas, Intoxicações por anestésicos locais, Insuficiência respiratória, Convulsões, Dor torárica e Parada cardiorrespiratória, além de intercorrências relacionadas aos procedimentos, como injeções intravasculares, nódulos decorrentes dos injetáveis, complicações com os fios da face, paralisias faciais decorrentes do uso da toxina botulínica e a temível embolização vascular pelos diversos tipos de preenchedores.

PRESENCIAL BELO HORIZONTE

18 DE JULHO - 2021

INVESTIMENTO

R$ 2.100,00

4 X R$ 525,00